domingo, 15 de fevereiro de 2009

ATIVIDADES PARA MATERNAL



PROPOSTA DE UM PLANEJAMENTO ANUAL - MATERNAL
Objetivo Geral

1.Desenvolver os movimentos amplos: saltar, pular, andar...

2.Desenvolver os movimentos finos que envolvam as mãos, adquirindo controle e expressão gráfica com a progressão de exercícios que irão auxiliar no futuro aprendizado da escrita e da leitura.

3.Desenvolver estímulos sonoros e auditivos através de operações concretas.

4.Ampliar vocabulário e linguagem como meio de comunicação, desenvolvendo a imaginação, criatividade, organização de idéias.

5.Identificação do nome próprio.

6.Identificação das letras do nome próprio.7.Identificação das vogais

.CONTEÚDO Geral

1.Coordenação Motora Ampla.

2.Coordenação Motora Fina.

3.Discriminação Auditiva e Visual.

4.Expressão Oral (histórias, contos, músicas, teatro, etc).

5.Estudo do nome próprio.

6.Estudo das letras do nome próprio.

7.Apresentação das vogais.

ESTRATÉGIA Geral

1.Através de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas envolvendo operações concretas.

2.Através de materiais pedagógicos, sucatas, brincadeiras, jogos e atividades visomanuais concretas (pinturas, desenhos, etc).

3. Utilização de recursos audiovisuais como: músicas, histórias, parlendas vídeo, CD, figuras, rótulos, livros, portadores de textos, etc.

4.Leituras, interpretações, cantos, conversas, brincadeiras, jogos, recursos audiovisuais, livros, materiais pedagógicos, etc.

5.Apresentação de crachás, fichas, cartazes, desenhos, jogos e brincadeiras, etc.

6.Fichas cartazes, desenhos, materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras.

7.Materiais pedagógicos, brincadeiras, atividades visomanuais concretas, etc.

AVALIAÇÃO

Avaliação será contínua, através da observação diária da criança, no desempenho de suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse assimilação e aprendizagem.



CARACTERÍSTICAS:

Aproximadamente 2 a 3 anos.
•Egocentrismo.•Descobertas: tato, movimentos, formas, pessoas, texturas, reprodução de sons, andar, comunicação, etc.•Coordenação Motora: abrir, fechar, empilhar, encaixar, puxar, empurrar, etc.•Fantasia, Invenção e Representação (imitação de situações conhecidas: escolinha, casinha).•Criatividade.

TIPOS DE BRINCADEIRAS:

•Brincadeiras referentes à educação sensório-motora (sentir/executar).

•Exploração, canto, perguntas e respostas, esconder.•Brincadeiras sem regras.

•Brincadeiras com poucas regras simples.

•Utilização das formas básicas de movimentos (andar, correr, saltar, rolar, etc).

•Estimulação e motivação.•Atividades lúdicas.


MATEMÁTICA


OBJETIVO

1.Introduzir o raciocínio lógico, através de suas estruturas.

2.Desenvolver a lateralidade através de estímulos, motivações e atividades de coordenação.

3.Desenvolver a capacidade de situar cronologicamente os fatos para organizar seu tempo e suas ações, orientando-se também no espaço.

4.Desenvolver coordenação motora através de atividades lúdicas, concretas, pedagógicas e visomanuais.

5.Reconhecer e discriminar estímulos visuais, interpretando-os e associando-os.

6.Reproduzir seqüências e seriações, ex: ordenar objetos do mais alto para o mais baixo.

7.Reconhecer e discriminar numerais.

Desenvolver contagem de 1 até 10.

CONTEÚDO

1.Estruturas lógicas: discriminação – comparação – identificação – cor – forma – tamanho – conjuntos – quantidade.

2.Conceito de lateralidade.

3.Orientação Temporal Espacial: antes/depois, atrás/na frente/no meio/entre, aberto/fechado, na frente/de costas, em cima/embaixo, em pé/deitado/sentado, longe/perto, direita/esquerda.

4.Coordenação Motora.

5.discriminação audiovisual.

6.Seqüência e seriação.

7.Numeração:• Números de 1 à 5• Contagem de 1 à 10


ESTRATÉGIA


1.Utilização de materiais pedagógicos, sucatas, figuras, livros, jogos, brincadeiras, ...

2.Brincadeiras lúdicas, materiais pedagógicos, atividades audiovisuais.

3.Através do uso de materiais concretos, materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras, registro de atividades.

4.Jogos, brincadeiras, músicas, atividades lúdicas, materiais pedagógicos, registro de atividades.

5.Recursos Audiovisuais: rádio, CD, TV, vídeo, músicas, histórias, cartazes, fichas.

6.Cartazes, fichas, jogos, brincadeiras, materiais pedagógicos, atividades lúdicas e de registro.

7.Materiais pedagógicos e concretos, jogos, brincadeiras, cartazes, fichas, desenhos, etc.

AVALIAÇÃO

Avaliação será contínua, através da observação diária da criança, no desempenho de suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse assimilação e aprendizagem.

OBSERVAÇÕES:


Devemos desenvolver na criança a capacidade de pensar logicamente.Trabalhar problemas relacionados ao seu cotidiano para melhor entendimento do meio em que vive.A Matemática pode ser considerada uma linguagem simbólica que expressa relações espaciais e de quantidade. Sua função é pois, desenvolver o “pensamento”.A medida que brinca com formas, com quebra-cabeças e com caixas que cabem dentro de caixas, a criança adquire uma noção do conceito pré-simbólico de tamanho, número e forma. Ao enfiar contas em um barbante ou colar figuras, adquire a noção de seqüência e de ordem. E quando utiliza as palavras “não cabe” e “acabou”, vai adquirindo a noção de quantidade.“Esse trabalho deve ser muito concreto, baseado no manuseio de materiais. Isso permite que as crianças se famialiarizem mais facilmente com os conceitos matemáticos.”


ESTUDOS SOCIAIS


OBJETIVO

1.Estimular o conhecimento da história Brasileira, através das Datas Comemorativas.

2.Desenvolver noção de hoje, ontem e amanhã, bem com o dia, a noite a relação com espaço/tempo.

3.Identificar, nomear e reconhecer a família e sua importância.

4.Estimulação do meio ambiente físico.

CONTEÚDO

1.Datas Comemorativas: Carnaval, Outono, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Folclore, Independência, Inverno, Dia dos Animais, Dia das Crianças, Dia dos Professores, Proclamação da República, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.

2.Calendário (relação espaço tempo).

3.Família.

4.Escola (ambiente/colegas).

ESTRATÉGIA

1.Contar histórias sobre o significado das Datas Comemorativas e a produção de lembrancinhas que traduzam a data em questão.

2.Produção de Calendário e exercício do mesmo ao iniciar a aula (manhã e tarde), e aniversários das crianças.

3.Nomeação, explicação e cartazes, através de estimulação de situação problema que envolva o conceito família.

4.Jogos e brincadeiras que explorem o ambiente e colegas.AVALIAÇÃOAvaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.


CIÊNCIAS


OBJETIVO

1.Desenvolver capacidade de auto-higiene corporal.

2.Identificar, reconhecer, localizar e nomear partes do próprio corpo.

3.Estimulação dos 5 sentidos.

4.Estimular o cuidado com a natureza.

5.Nomear e reconhecer diferentes animais.

6.Discriminação entre liso e áspero.

7.Apresentação de diferentes alimentos, diferenciando de doce e salgados.

CONTEÚDO

1.Higiene Corporal (mãos, dentes, uso do banheiro).

2.Esquema corporal.

3.Órgãos dos sentido: olhos (discriminação visual), ouvidos (discriminação auditiva), tato, olfato e paladar.

4.Horticultura e jardinagem.

5.Animais.

6.Texturas (liso e áspero).

7.Alimentos.

ESTRATÉGIA

1.Incentivar o lavar as mãos, escovar os dentes e ir ao banheiro sozinho, sempre que necessário, através de músicas e histórias que despertem o interesse das crianças.

2.Utilizando quebra-cabeça, músicas, figuras, bonecas e nomeação que desenvolvam o reconhecimento do corpo humano.

3.Exercícios, atividades e jogos que desenvolvam a visão, audição, tato e gustação.

4.Plantação de mudas e flores.

5.Através de figuras, desenhos, gestos musicais e histórias.

6.Através de objetos que mostrem tais diferenças, estimulando jogos e atividades.

7.Apresentação de alimentos.

AVALIAÇÃO

Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.


ARTES

OBJETIVO

1.Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.

2.Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata.

3.Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.

CONTEÚDO

1.Artes: desenho livre e pintura.

2.Sucata.

3.Argila e massinha.

ESTRATÉGIA

1.Utilização de lápis, pincéis, cola com muito incentivo, estimulando a criança através de elogios.

2.Material de sucata e criatividade do professor.

3.Apresentação de argila e massinha.AVALIAÇÃOAvaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

5 comentários:

  1. Gostaria de saber como iniciar uma atividade prática com uma turma de maternal. Como posso colocá-los dentro do processo de Ensino Aprendizagem?

    cinthya_ftc@hotmail.com
    Estudante de Pedagogia.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do planejamento.
    Gostaria de saber,se vocE poderia me enviar alguns materiais para desenvolver com as crianças ideias.Desde já agradeço.
    prof.carina@yahoo.com.br
    Professora de maternal.

    ResponderExcluir
  3. Eu tambem gostei muito do planejamento,mais eu gostaria d saber se posivel algumas atividades pedagogicas .Muito obrigado!!

    ResponderExcluir
  4. Gostei do planejamento.
    Gostaria de saber se é possível me enviar algumas atividades e brincadeiras.
    Desde ja agradeço
    nana.carla@yahoo.com.br

    Ana Carla

    ResponderExcluir
  5. queria atividades para crianças do maternal 2

    ResponderExcluir